XG Firewall Proteção Web, E-Mail, Servidores, Rede e Aplicativos com gestão simples e descomplicada

Segurança da informação esclarecida

Quando se fala em segurança de TI ou cibersegurança normalmente pensamos em grandes empresas ou órgãos e agências governamentais que são normalmente alvo de ataques, seja para obtenção de ganhos financeiros, seja por questões político-ideológicas.

Além de existirem hoje diferentes tipos de organizações hackers, a possibilidade de compra de kits ou de “ataques como serviço”, qualquer um pode se tornar um hacker e o ataque pode ser levado a qualquer ambiente.

O ataque a pequenas e médias organizações explora uma menor preocupação destas empresas com segurança e uma crença que ainda existe hoje de que seus dados não são importantes para os hackers. Entretanto, quando uma SMB é atacada, as violações normalmente causam um grande impacto no negócio em si e os responsáveis acabam pagando o resgate para recuperar seus dados. Some-se a isso o fato de que alguns ataques direcionados a grandes corporações têm como porta de entrada um ataque prévio a uma SMB que lhe presta serviço.

Portanto, independente de seu tamanho, proteger seus dados e seu ambiente é uma premissa para a estabilidade e credibilidade de seu negócio.

E como um ciberataque ocorre?

Existem vários tipos de ataques: ransomware, malware, phishing, brute-force password, DDoS, APTs etc. Estes podem ser realizados a partir da abertura de um arquivo em um email malicioso, de uma visita a um site infectado, da execução de arquivos infectados em mídias removíveis, de acesso a servidores desprotegidos etc.

A superfície de ataque é ampla e os cuidados devem ser permanentes.

Número de ataques a redes e computadores cresce

Brasil tem sido grande foco de ransomware

  • Brasil é o segundo país mais afetado por ataques ransomware com 10,64% do total. Os EUA são o primeiro com 11,06 (fonte: Trend Micro).

  • Brasil concentra 2,3% dos ataques anuais de malware para dispositivos móveis em 2018 (fonte: Symantec).

  • Brasil é o segundo país mais afetado pelo Baldr com 14,14% do total de infecções. (fonte: Sophos)

  • A Sophos configurou máquinas honeypot (pote de mel – máquinas configuradas propositalmente com alguma condição que atraia um potencial atacante). Note que as máquinas configuradas em São Paulo tiveram mais de 410.000 tentativas de ataque.

  • Um dado “interessante” é que um servidor em São Paulo foi atacado apenas 52 segundos após ser colocado em funcionamento, sendo o menor tempo em todos os configurados.

Como prevenir ransomware e malware?

Bloqueie ataques a sua rede

O Sophos XG Firewall possui um conjunto de tecnologias que protegem sua organização contra os ataques em constante evolução.

Sua organização pode utilizar as ferramentas de segmentação flexíveis e de fácil configuração do XG Firewall, como zonas e VLANS para proteger sua rede e reduzir o risco de movimento lateral, reduzindo a área de ataque e minimizando o risco e o potencial escopo de propagação.

Proteja seus servidores e endpoints

Se de alguma forma os hackers acessarem sua rede ou algum endpoint diretamente, o Intercept X se utiliza de várias camadas de defesa para interromper a propagação.

Educação sobre técnicas de phishing

O Sophos Phish Threat envia ataques de phishing simulados para sua organização, testando a reação a ataques do mundo real. Os e-mails podem ser personalizados para sua organização e setor e podem ser enviados em vários idiomas. O feedback detalhado permite verificar quantos usuários falharam, suscetibilidade geral a ataques e muito mais.

Vamos conversar?

Se você ficou com alguma dúvida sobre a solução, quer bater um papo ou mesmo deseja uma versão de avaliação, envie-nos uma mensagem:

©2020 por Tiga Tecnologia